Fibromialgia e as células-tronco 

A woman leaning against a wall with her head in her hands

Como eliminar as dores definitivamente!

Fibromialgia!

Você já deve ter ouvido este nome.

A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando vários tipos de dor e tornando a vida do paciente algo insustentável ao longo do tempo.

Trata-se [DR1] uma síndrome, e a dor fica associada a outros sintomas, como: fadiga, problemas do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Ocorre em 2% da população mundial e é mais comum em pessoas do sexo feminino.

 Este problema é tão grave, que já ouvi de pacientes que eu fui seu último recurso antes de uma tentativa de suicídio.

Acredite! Viver com dores constantes que só aumentam e sem perceptiva de cura acaba com a vontade de viver de qualquer ser humano.

Eu me sinto absolutamente feliz e realizado como especialista em medicina regenerativa em ser a ferramenta, o último recurso, que irá salvar a vida dessas pessoas.

A fibromialgia é complexa porque não tem causas e mecanismos totalmente conhecidos. O que se sabe é que o paciente que tem a síndrome possui maior sensibilidade à dor, e isso está relacionado com o centro de dor no sistema nervoso. Dessa maneira, nervos, medula e cérebro fazem com que qualquer estímulo doloroso seja mais intenso. Ou seja: o paciente sofre! 

Os sintomas são diversos e para cada paciente ocorre de uma maneira: uma dor o acomete por mais de três meses em toda ou qualquer parte do corpo, ocorre a presença de pontos dolorosos na musculatura, insônia, cansaço, depressão, ansiedade, problemas no intestino e alterações cognitivas, como falta de memória ou concentração.

 Os principais pontos de dor são: cervical, tórax, abdômen, dorso, lombar, mandíbulas, ombros, braços, antebraços, quadril, coxas e pernas, todos podendo variar entre lado esquerdo, direito ou ambos. São dores irregulares que variam de local, intensidade e horário, mas se repetem cada dia mais e com mais intensidade, somente aumentando os pontos em que ocorrem.

A dor é difusa pelo corpo, mas há casos em que é mais localizada. Geralmente, a pessoa tem dificuldade de lembrar quando e como começou a dor, já que ela começa de forma leve, e o paciente acredita que poderá ser passageira. Porém, a intensidade da dor vai aumentando com o passar do tempo. Pacientes relatam que a dor é mais intensa no final do dia, mas pode ocorrer dor pela manhã. Esta dor é tão profunda, que muitos se referem a ela como “dor nos ossos”.

É uma tristeza sem fim!

As pessoas com fibromialgia passam por tanto sofrimento que têm maior sensibilidade ao toque, sendo que muitos não toleram mais nem mesmo serem abraçados.

Isso afeta toda a vida do paciente, ele vai deixando de querer viver.

Tenho o caso de uma paciente, uma senhora, que já havia desistido da vida quando me encontrou. Felizmente, suas dores passaram a desparecer por completo em três meses, desde que iniciamos seu protocolo com células-tronco, e, quando se completou seis meses, ela já estava totalmente curada.

Após oito anos de fibromialgia e nenhuma perspectiva de cura, minha paciente já havia se decidido tirar a própria vida, mas, graças ao tratamento biológico com células-tronco, ela nunca mais pensou sobre isso, e até mesmo a sua espiritualidade, que antes não existia, nasceu em sua alma, tamanha gratidão que sentiu.

Esse é o meu trabalho, essa é a minha vida! Regenero pessoas, recupero seus corpos e sua saúde. E, quando sou testemunha da vida voltando em seu corpo e em sua alma, eu me sinto absolutamente grato pelo meu caminho de vida que me trouxe até aqui.

Na medicina tradicional, o tratamento para fibromialgia tem que ser multidisciplinar, incluindo medicamentos, atividade física, acompanhamento psicológico e massagens – além de antidepressivos e ansiolíticos, após a avaliação psiquiátrica e do padrão do sono –, porque é uma doença que envolve muito sofrimento psicológico e emocional.

A vida do paciente fica afetada negativamente em todos os seus níveis. 

A pior informação da medicina tradicional sobre fibromialgia é que ela não tem cura. Teoricamente, a fibromialgia não leva à morte, mas leva muitos pacientes ao pensamento suicida, e alguns à conclusão de fato.

 Estamos falando de uma doença grave, levando em consideração o que ela faz com o psicológico do paciente. Sozinha ela não mata o corpo, mas mata lentamente a alma do indivíduo, elimina sua vontade de viver e, posteriormente, o leva à vontade de tirar sua vida.

O tratamento com células-tronco reverte totalmente esse quadro. Restaura a saúde, com aplicação endovenosa e sistêmica e local, quando necessário. O paciente se vê finalmente dormindo bem outra vez e acordando com disposição. O apetite, a musculatura, a pele, o cabelo, a disposição, a alegria e o bom humor melhoram. Tudo melhora, mas o melhor para esse paciente é que ele percebe as dores indo embora gradativamente. É o processo contrário da fibromialgia até a cura!

Testemunhar meus pacientes sendo curados é uma das maiores satisfações que tenho hoje na vida, pois é como assistir pessoas adultas renascendo, e assim eu também renasço a cada testemunho, a cada regeneração.

Meus pacientes se sentem gratos, e eu mais ainda!


 [DR1]Está correto ou seria “trata-se de”?

Dr. Tércio Rocha
Dr. Tércio Rocha

El Dr. Tércio Rocha es un pionero de la medicina regenerativa en Brasil, especializado en el uso de células madre para tratar diversos problemas de salud.